Review - Blade And Soul (F2P)
- Iago
- 5 de mai. de 2016
- 6 min de leitura
Boa noite gamers!!!
Hoje venho com um post diferente do habitual. Irei fazer uma “breve” análise de um MMORPG que foi lançado para o ocidente em meados de janeiro pela empresa NCSoft (Blade and Soul) e estarei dando minha opinião sobre o jogo, criação de personagens, conteúdo in game e entre outras coisas.

Antes de iniciar acho válido falar qual progresso que fiz dentre o tempo que joguei (2 meses) e até onde consegui chegar no conteúdo do jogo na época, até porque para fazer uma análise acho que o player deve ter feito toda ou grande parte do conteúdo disponível. Bom, no período que estive jogando, o level máximo era 45, havia um sistema de “upgrade” da classe chamado Hongmoon que tinha 5 leveis (que basicamente você ganhava pontos extras a cada level para colocar nas skills) e não mais que umas 5 dungeons high level liberadas. E onde eu cheguei? Exatamente no level máximo com equipamentos que eram considerados tops para a época.
Dito feito, vamos ao que interessa. Começarei falando um pouco da lore (ou história) do jogo e como funciona o sistema de level up, não falarei muito da história para não dar spoilers aos que se interessam por lores. Iniciando com a história, o jogador incorpora um aprendiz de artes marciais que tem tanto seu mestre como companheiros de “clan” assassinados por uma espadachim cujo nome é Jinsoyun e seus dois “lacaios” e que é “poupado” e jogado ao mar onde é resgatado por um membro de uma vila. Quando volta do coma, começa a busca por vingança do personagem aliado a ajuda de cidades e vilarejos que o personagem encontra no decorrer de sua jornada. Até onde havia jogado, esse desejo não foi satisfeito.
Assim como a maioria dos jogos Blade and Soul (BnS) adota um sistema de quests tanto para o desenrolar da história quanto para o level up do personagem. Como já joguei muitos jogos nesse estilo, não me senti desconfortável com a quantidade de quest que deve ser feito para a progressão no jogo, mas, para quem não conhece ou está começando no mundo de mmorpg, pode não se agradar com o estilo. Falo isso porque enquanto você está upando seu personagem, a quantidade de quest não se torna um problema, mas quando atingir o level máximo, terá de fazer as quest diárias repetidamente já que é a maneira mais fácil de ganhar gold no jogo, e isso no decorrer de 1 semana já se torna algo cansativo e entediante.
O mundo de Blade and soul é considerado open world, apesar de não concordar muito com isso porque ao meu ver, um mundo aberto não tem tanto carregamento entre os mapas e o um terreno que não permite você pular uma cratera, burraco, voçoroca ou seja lá o nome que você quiser dar, simplesmente porque esse “espaço morto” não se encontra na programação do jogo. Não que isso seja um ponto negativo, até porque o gráfico do jogo, assim como os ambientes dos mapas são muito bem trabalhados e a jogabilidade e movimentação dos personagens são bem fluidas. Mas convenhamos que dá uma raiva quando queremos cortar caminho mas o mapa não deixa não é mesmo!?

Considero o estilo de BnS um action em grande parte do tempo, mas tem momentos que, pode ser vista a mecânica de target, já que algumas skills só são utilizadas ao ter um target fixo. Fora isso, o jogo conta com skills muito bem trabalhadas e com detalhes bem empolgantes em alguns casos (principalmente quem curte classe melee de espada e da temática samurai).
Falando um pouco de raças, classes e afins, o jogo consiste em 4 raças (Gon, Lyn, Yun, Jin) e 8 classes (Blade Master, Destroyer, Summoner, Force Master, Kung Fu Master, Assassin, Blade Dancer e Warlock), sendo que nem todas as raças possuem todas as classes. Eu particularmente jogava de Blade Dancer porque foi a class que mais me identifiquei. A respeito da criação do personagem, não tenho o que falar mal, claro que não chega a ser igual um Black desert da vida, em que você pode mudar desde a quantidade de fio de cabelo ao tamanho de cada dedo dos pés, mas há bastante opção de customização em que você pode criar seu personagem exclusivo.
Em relação às profissões, Jobs ou como você considerar, temos as de Crafting (Silver Cauldron, Earthseers, Merry Potters, Acquired Taste, Soul Wardens, Forgekeepers e Radiant Ring) e de gathering (Herbside Service, Green Thumbs, Tree Fellers, Trapper's Alliance, Fish Network, Stonecutters e Prospector's Union) e é possível ter duas de crafting e 2 de gathering, sendo que cada profissão de crafting combina com duas de gathering.
Entretanto, ao mesmo tempo que o jogo possui um sistema diferente de Jobs, em que primeiramente você tem que ir atrás de um exemplar do material de gathering e depois não precisava mais se procupar com esse material, porque uma vez coletada, esse material ficava registrado nas profissões e você só mandava os “npc” irem atrás dele, (isso mesmo, em BnS não é necessário ficar correndo atrás de material para melhorar o nível das profissões, você pode muito bem ir upar level e a profissão ao mesmo tempo, era meio que uma encomenda que você fazia e ganhava os materiais e experiência com a profissão, coisa que nunca tinha visto em outros mmos =] ), por outro lado, muitas das profissões não possuíam um interesse no late game, já que os principais itens que podiam ser feitos era para melhorar itens eram basicamente de 2 a 3 profissões.
Quanto a facção, o jogo se baseia em duas, os Crimsons e Cerulean. A opção em qual entrar é decidida logo no início do jogo, sendo possível a troca com pagamento com dinheiro do próprio jogo. E assim como em outros jogos em que há facções inimigas, o PvP entre as ocorre em praticamente qualquer local do jogo, só que com um ponto positivo, para fazer parte do world PvP, era necessário equipar um costume que você ganhava ao escolher a facção. E porque isso é positivo? Primeiramente porque não obriga os jogadores a fazerem PvP se não estiverem afim e segundo que para muitos players low lv, ter player high level infernizando a vida enquanto você simplesmente quer upar seu char não é nada agradável.

Quanto às guilds, a quantidade de player que cada uma podia ter era baseada no level da guild, que podia ser elevado juntando materiais tanto de PvE quanto das áreas
PvP. Além disso, só era permitido entrar em guilds da mesma facção que você havia escolhido ou seja, se você optou por crimson, só poderia entrar em guilds crimson. BnS também contava com um sistema de arena 1x1 e 3x3 e, ao contrário de muitos jogos, o modo 3x3 foi uma coisa inovadora que pude presenciar. Sabe esses jogos de luta de árcade, como Street Fighter, Tekken, The King of fighters, que possuem um sistema de tag, em que você podia receber ajuda dos companheiros do mesmo time? O sistema 3x3 de BnS era baseado nisso (o.O). Isso mesmo, as batalhas em si são 1x1 sendo que de tempos em tempos seus amigos podiam entrar na batalha para ajudar a derrotar os inimigos. (Eu simplesmente achei foda pra baralho já que nunca tinha visto algo parecido em jogos MMO).
O jogo é free to play e isso é uma coisa que pode se tornar um problema no futuro já que para a empresa ganhar dinheiro, o jogo possui um cash shop que vende cosméticos e itens que não, até onde cheguei, não causava desbalanceamento entre os players. Mas nada impede que no futuro a empresa possa oferecer itens que ajudem na melhoria do jogo (que por sinal eu acho uma burrice da P..., se fez o jogo free, por favor não o torne pay to win, isso é o que põe fim nos jogos). O jogo também possui um sistema VIP para quem quer ter vantagens, como aumento do gold ganho em quest, quantidade de itens que pode ser vendida na AH e etc. Apesar de compensar muito esse VIP, nada impede que um jogador free chegue no mesmo patamar, claro que terá que suar mais a camisa, mas é possível.
Ainda há muito que posso falar desse jogo, mas como já está grande o bastante vou concluir. Ao meu ver, se a empresa não cagar o jogo, como ocorre em muitos casos, esse MMO tem grande futuro já que possui muitas características únicas e, apesar de ser um pouco maçante ter que ficar todo dia fazendo quest (não vamos esquecer que isso é um MMORPG, ou seja, grind grind grind grind) se você joga com amigos ou tem facilidade em fazer amigos, isso deixa de ser um problema.
E por hoje é “só” isso pessoal!!
Estarei fazendo mais analises de jogos que estão por vim assim como primeiras impressões. E em caso de dúvidas, críticas ou sugestões estarei à disposição.
Abraço e até a próxima.
Site oficial: Clique aqui
Comentários